quinta-feira, 17 de novembro de 2011

POLÍCIA VAI USAR TECNOLOGIA PARA MONITORAR TRANSPORTES PÚBLICOS


CIOSP pretende firmar convênio com Seturn
para monitorar ocorrências em tempo real.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública pretende lançar até janeiro do próximo ano um sistema inovador para atender ocorrências em veículos de transportes públicos. O setor de controle de ações da polícia e de atendimento ao público também é responsável pelo monitoramento nas ruas de Natal e, agora, vai firmar parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos para monitorar os ônibus.

O projeto Segurança Participativa é da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social e teve seu ponta-pé inicial nesta quarta-feira, após uma reunião com o diretor e o gerente do Seturn, Marcos Fernando Queiroz e Sidney Norinho, respectivamente, com o secretário adjunto da Sesed, Silva Júnior, e o comandante do Ciosp, major Carlos Cleber Macedo.


Eles acertaram que o convênio será assinado e, agora, passaram para o detalhamento técnico do projeto. De acordo com o major Macedo, a ideia é desenvolver um sistema de monitoramento 24 horas por dia nos ônibus que circulam pelas ruas de Natal.

Para isso, será usada uma tecnologia diferenciada, que integrará todos os veículos diretamente com o Ciosp, que deverá ter um setor específico para atender ocorrências desta natureza. “Ainda não sabemos quais os equipamentos que serão usados, pois vamos definir isso na próxima semana, mas queremos usar tecnologia de rastreamento, como GPS, e o sistema de câmeras internas dos ônibus”, revela o oficial da Polícia Militar.

Ainda segundo o major Carlos Macedo, atualmente, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos possui uma central de atendimento para ocorrências em seus veículos, mas isso não é repassado de maneira imediata para a polícia. Com o convênio, qualquer tipo de ação que exija a presença policial em um transporte público terá acompanhamento em tempo real.

“Isso trará benefício não só para a questão do combate aos crimes de assaltos, por exemplo. Também vamos ter condições de ser informados automaticamente sobre um passageiro que esteja passando mal no interior dos veículos e, consequentemente, acionar o atendimento com maior rapidez”, destaca o comandante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.

Os detalhes técnicos do projeto Segurança Participativa serão acertados durante uma reunião entre os representantes do Seturn e do Ciosp, na próxima terça-feira (22), a partir das 15h. Depois deste encontro, o major Carlos Macedo irá acionar o setor jurídico da Secretaria Estadual de Segurança para que os tramites legais tenham andamento e o convênio seja assinado.

A expectativa do oficial da Polícia Militar é que a partir de janeiro do próximo ano o sistema já tenha sido implantado os transportes públicos possam ser monitorados de maneira integral.

PortalBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário