segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PRESÍDIO DE MOSSORÓ RECEBERÁ TRAFICANTES FB E CLAUDINHO CL

FB e Claudinho CL
O presídio federal de segurança máxima de Mossoró receberá dois dos traficantes mais perigosos do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (30), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou a transferência dos traficantes Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, e Luis Cláudio Serrat Correa, o Claudinho CL, para a unidade prisional no interior potiguar.

FB e Claudinho CL foram presos na noite da sexta-feira (27), em Campos do Jordão (SP). FB é apontado pelas investigações da polícia como comandante do tráfico de drogas nas favelas da Chuatuba e e Juramento, no Rio de Janeiro, apesar de residir no interior de São Paulo. Já Claudinho CL, segundo a Polícia fluminense, comandava o tráfico nos morros do Cajueiro e Congonhas, além de promover o enfrentamento contra facção rival para tomar o Morro da Serrinha, também no Rio de Janeiro.

FUGITIVO DE ALCAÇUZ É PRESO APÓS ASSALTO A IGREJA


Clebson Galdino Amador, de 23 anos, é o sétimo preso
recapturado da fuga do dia 20 de janeiro em Alcalçuz

Dois homens foram presos na tarde do sábado passado sob acusação de realizar um assalto contra uma igreja localizada no bairro Pitimbu - zona sul de Natal. Dentre os suspeitos detidos em flagrante está Clebson Galdino Amador, 23 anos. O homem estava em liberdade após conseguir escapar da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no dia 20 de janeiro passado, durante a fuga recorde registrada na unidade. Na oportunidade, outros 40 fugiram. Até agora, sete foram recapturados.

sábado, 28 de janeiro de 2012

POLICIAIS DO PELOTÃO DE EXTREMOZ APREENDE ARMAS, MUNIÇÕES E MOTOCICLETA ROUBADA NA GRANDE NATAL


O feirante Gerônimo Galdino da Silva, 33 anos, foi autuado em flagrante delito na noite desta sexta-feira (28), depois de ser preso à tarde, em Extremoz, pela Polícia Militar. “Pindoba”, como também é conhecido, responderá por receptação de uma motocicleta roubada e porque dentro da casa alugada por ele foram encontradas duas espingardas calibre 12, quatro cartuchos para esse tipo de arma, além de oito munições calibre ponto 40, de uso restrito das Forças Armadas e polícias.

A prisão de Gerônimo Galdino aconteceu após o roubo de gado bovino, na cidade de Nova Cruz, na madrugada da quinta-feira (26). Policiais do 8º BPM encontraram, dentro de uma caminhonete abandonada pelos ladrões, uma conta de luz, com o endereço da casa alugada por “Pindoba”. O tenente PM Jorgevan, do Batalhão novacruzense, montou uma equipe, foi ao local e encontrou, além das duas espingardas, as munições e a motocicleta Honda125 Fan vermelha, placa NNN-5745/RN, diversos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Sem retirar nada do local, Jorgevan passou a ocorrência para o comandante do Pelotão Destacado de Extremoz, tenente Isaac de Souza Leão. O oficial e alguns subordinados ficaram de campana deste às 15 horas da quinta-feira até as 15 horas do dia seguinte (27), quando chegaram ao imóvel três homens, em um Chevette branco. O trio entrou na casa e quando os policiais militares se aproximaram, os suspeitos começaram a atirar, houve reação dos PMs, mas dois conseguiram fugir, possivelmente um deles estando baleado, porque foram encontradas manchas de sangue na residência.

“Pindoba” foi preso com R$ 910,00 e dois celulares. Ele disse aos policiais que havia alugado a casa há cerca de sessenta dias e pagaria R$ 250 mensais, mas ficou sem condições de honrar o compromisso e resolveu sublocar o imóvel para dois homens que teria conhecido na Feira Livre da Cidade da Esperança, identificados por ele como Marcelo e Francisco.

O preso disse sobreviver vendendo “o que aparecer” nas feiras livres de Natal. Ele contou aos policiais que sabia que naquela casa havia “coisa errada” dos seus dois “inquilinos” e que já havia solicitado várias vezes que eles levassem aqueles objetos de lá, pois pretendia começar a morar no imóvel em companhia da sua mulher. Segundo “Pindoba”, a ida na tarde desta quinta-feira ao local foi, justamente, para começar a retirada dos materiais.

Além de “Pindoba”, a PM levou à Delegacia de Plantão da Zona Sul mais quatro homens, dois deles primos de Gerônimo, que disseram ter ido ao local porque souberam que ele havia morrido numa troca de tiros com os policiais. Como nada foi comprovado contra eles, o delegado Aldo Lopes de Araújo os liberou, após depoimento, mas Gerônimo permaneceu preso à disposição da Justiça, apesar de negar as acusações e dizer que o material apreendido pertence à dupla que está foragida.

A polícia irá, a partir de agora, aprofundar a investigação, para tentar localizar Marcelo e Francisco e saber como uma conta da energia elétrica da casa em Extremoz, onde foram achados materiais ilegais, apareceu num veículo abandonado em Nova Cruz, que foi utilizado por ladrões de gado.

DN Online

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SETURN CONFIEMA 28 ASSALTOS A TRANSPORTES COLETIVOS EM 2012


A insegurança nos transportes públicos da capital é uma constante nesses primeiros dias de 2012. Até ontem (23), o Sindicato dos Transportes Urbanos do Rio Grande do Norte (Seturn) já registrou a ocorrência de 28 assaltos a ônibus. O último deles, registrado pela polícia na noite desta segunda-feira (23), ocorreu na avenida Bom Pastor, no bairro do mesmo nome, por volta das 20h.

De acordo com informações das autoridades, dois homens armados com um facão assaltaram um coletivo que faz a linha 71 (Felipe Camarão/Petrópolis), da empresa Conceição. Durante a ação, os bandidos levaram o dinheiro contido no caixa do veículo. Os passageiros não foram alvo dos criminosos.

Segundo o Seturn, o local no qual o ônibus foi abordado na noite de ontem já é um ponto conhecido pela grande incidência de assaltos. Além do Bom Pastor, o Sindicato também confirma que áreas como o viaduto da Urbana, avenida Coronel Estevam, avenida Boa Sorte e avenida Bernardo Vieira também costumam registrar grande números de assaltos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

COMANDANTE DA COMPANHIA INDEPENDENTE DE GUARDA É SUBSTITUIDO

O comandante da Companhia de Guardas da Polícia Militar, major Castelo Branco, responsável pelos guariteiros da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, também foi exonerado do cargo, após a maior fuga da história da penitenciária. Foi nomeado em seu lugar, o capitão João Batista da Fonseca.

Mas para o capitão, a substituição não ocorreu pelas falhas apontadas na segurança da penitenciária. Ele afirma que foi uma consequência da transferência do comandante do 4° BPM para a direção de Alcaçuz, e a promoção do subcomandante ao cargo de Comandante do batalhão.

O capitão Fonseca é o terceiro militar a assumir o comando da Companhia de Guardas em pouco menos de um ano. O major Lisboa, exonerado da direção de Alcaçuz nessa sexta-feira (19), foi o primeiro desses comandantes, e ainda não tem um novo cargo definido.

NOMINUTO.COM

domingo, 22 de janeiro de 2012

IMAGENS DOS FUGITIVOS DE ALCAÇUZ

SE VOCÊ TEM INFORMAÇÃO DO PARADEIRO DE ALGUM
DESSES INDIVÍDUOS
LIGUE 190 E DENUNCIE
NÃO É NECESSÁRIO SE IDENTIFICAR


AS FOTOS ESTÃO NA MESMA ORDEM DOS NOMES NA LISTA


Ailson Teixeira de Lima
Anderson Carlos Inácio do Nascimento
Ayrton Silva da Costa
Caio César Marinho Cândido (Recapturado)
Clebson Galdino Amador
Eclesiaste Alves Carvalho
Edcarlos Teixeira de Oliveira
Elias Cândido do Nascimento Júnior
Eribaldo Alves Garcia Júnior
Evaldo Chianca da Silva
Everton da Silva Barbosa
Everton Patrick de Melo (Recapturado)
Francisco de Assis Ananias dos Santos
Francisco Evanaldo Gomes da Silva
Genilson Souza de Carvalho
Gustavo Nicácio Alves
Isaias Leandro Lopes
Jeferson Câmara de França (Recapturado)
Jeferson Soares Sales Alves de Oliveira
Joabe da Silva
João Carlos de Oliveira
João Paulo Viana
José Guilherme de Lima
José Rodrigo da Silva
José Walmir Sales dos Santos
Josué Augustinho da Silva
João Maria Cândido de Melo (sem foto)
Kaio Fábio de Oliveira
Leandro Faustino da Silva
Luiz Augusto Pereira Silva
Magno Henrique Martins da Silva
Maibson Alison Silva
Marcos Antônio de Lima
Paulo César Balbino de Oliveira
Ramicés Aparecido da Silva
Raniere Davison Menezes da Silva
Rodrigo Carvalho Pacheco (Recapturado)
Thiago Manoel Tavares Fernandes
Thiago Roberto da Silva (Recapturado)
Valderlei Floriano da Costa
Walter Costa de Andrade




DIRETOR DE ALCAÇUZ QUER RELATÓRIO COMPLETO SOBRE CONDIÇÕES PRECÁRIAS DA UNIDADE


tenente-coronel Mendonça

O novo diretor da penitenciária estadual de Alcaçuz, tenente-coronel Zacarias Figueiredo de Mendonça Neto, vai assumir o presidio oficialmente nesta segunda-feira (23) e uma de suas primeiras atitudes será elaborar um relatório sobre as condições precárias da unidade. A nomeação do oficial da PM para o cargo foi publicada no Diário Oficial do Estado, neste sábado (21).

O anúncio da mudança em Alcaçuz, no entanto, tinha sido feito na sexta-feira (20) e no mesmo dia tenente-coronel Mendonça já esteve na penitenciária para analisar o trabalho que terá pela frente. “Fiz uma análise prévia e é que vou preparar um relatório completo para enviar à Coordenação da Administração Penitenciária”, ressaltou.

PM RECAPTURA O QUINTO FUGITIVO DE ALCAÇUZ DENTRO DA BARREIRA DO INFERNO


Policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar, com o reforço de integranes da Força Aérea, recapturaram na manhã de hoje Rodrigo Carvalho Pacheco, que estava entre os 41 foragidos de Alcaçuz na quinta-feira passada. 

O jovem é acusado de tráfico de drogas e foi pego dentro da Barreira do Inferno, na área da Força Aérea. Rodrigo correu para dentro do terreno da base ao ver uma viatura policial do 3º BPM. Com a prisão de Rodrigo, fica faltando recapturar 36 foragidos da maior escapada da história do RN. O homem já está sendo reconduzido ao presídio.

Até o momento, foram recapturados Jeferson Câmara de França, 25 anos; Caio César Marinho Cândido, 24 anos; Thiago Roberto da Silva, 29 anos e Everton Patrick de Melo, 24 anos.

O tenente-coronel Alarico Azevedo, subcomandante do policiamento metropolitano, reafirmou o pedido de ajuda à população na busca pelos foragidos. "A PM está fazendo o trabalho e precisa do apoio da população. Peço que liguem para o 190 nos informando sobre qualquer coisa ligada a esses foragidos. Não precisa sequer se identificar", disse ele.

DN Online

sábado, 21 de janeiro de 2012

PM RECAPTURA FUGITIVO DE ALCAÇUZ NA ZONA NORTE DE NATAL


A Polícia Militar recapturou por volta das 10h deste sábado(21), no conjunto Vale Dourado, Zona Norte de Natal, mais um fugitivo da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Trata-se de Jéferson Câmara de França, recaptura pela viatura 421, pertencente ao 4º Batalhão. A informação foi confirmada pelo comandante geral da PM no RN, coronel Francisco Canindé Araújo.

Segundo o comandante da PM, o fugitivo estava escondido em uma residência e foi encontrado pelos policiais militares após uma denúncia anônima. Coronel Araújo ainda confirmou que a intensificação de barreiras pela cidade, inclusive, no Pium.
Na madrugada dessa sexta-feira(20), outros três fugitivos foram recapturados pela PM na praia de Pirangi. Foram eles: Caio Cesar Marinho Cândido; Everton Patrick de Melo e Tiago Roberto da Silva.
Ao todo, 41 apenados fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz na noite de quinta-feira(19), por volta das 20h.

DN ONLINE

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

POLICIAIS DO PELOTÃO DE EXTREMOZ PRENDEM QUADRILHA QUE ASSALTOU CASA LOTÉRICA

Policias do Pelotão de Destacamento de Extemoz, sob o comando do tenente PM Isaac Leão prenderam no final da tarde desta sexta-feira, após perseguição e troca de tiros uma quadrilha com cinco suspeitos de assaltarem R$ 4 mil de uma Casa Lotérica no Centro de Extremoz por volta das 15h.

Foram presos: Elimar Arruda Duarte, 49 anos; Israel Guilherme da Silva, 18 anos; Bruno Bernardo Maia, 19 anos, Michel da Silva Salustiano, 21 anos, e um outro ainda não identificado.

De acordo com o tenente Leão, por volta das 15h o grupo chegou a Casa Lotérica em um carro tipo Celta de cor verde. Os bandidos desceram armados de dois revólveres calibre 38 e anunciaram o assalto. Os suspeitos chegaram a agredir funcionários da lotérica que entregaram o dinheiro dos caixa, cerca de R$ 4 mil.

Os bandidos fugiram em direção a comunidade de Estivas e foram perseguidos pela polícia. As viaturas da PM fizeram um cerco e os bandidos reagiram iniciando um tiroteio. A polícia conseguiu efetuar a prisão de quatro, enquanto um tentou fugir no matagal. Com o apoio do helicóptero Potiguar 1, o quinto suspeito foi preso no início da noite. 

A quadrilha foi conduzida para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde serão autuados em flagrante.

POLICIAIS DO 11º BPM PRENDEM QUADRILHA QUE AGIA NA ÁREA METROPOLITANA DE NATAL


POLICIAIS DO PELOTÃO DESTACADO DE EXTREMOZ REALIZAM OPERAÇÃO EM PITANGUI


BOMBEIROS MILITARES RECLAMAM DE ASSÉDIO MORAL



O blog (glauciapaiva.com) recebeu uma denúncia de alguns bombeiros militares do Estado de que um Oficial estaria praticando assédio moral contra os militares.

Segundo a denúncia, no último dia 10 de janeiro um oficial recém-promovido excedeu a rigidez militar. “Foi um dia de terror”, relata um dos bombeiros sobre o ocorrido. O oficial teria punido os bombeiros por uma apresentação pessoal “inadequada”, como uniforme amassado, coturno desengraxado ou por mexer em forma.

“No auge de seu abuso de poder (o oficial) deu voz de prisão a um soldado que pediu humildemente que não gritasse”, afirma um militar que não quis se identificar.

O blog tentou contato com a Assessoria de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar e obteve a informação de que o caso já está sendo apurado pela Corporação. Segundo informações da própria Assessoria de Imprensa do CBM, o Oficial envolvido no caso tratasse de um ex-soldado da Polícia Militar que havia passado no último concurso para oficial do CBM/RN.

glauciapaiva.com

MAIS DE 40 PRESEOS ESCAPAM NA MAIOR FUGA DA HISTÓRIA DE ALCAÇUZ

A penitenciária estadual de Alcaçuz teve uma fuga em massa na noite desta quinta-feira (19). Mais de quarenta detentos fugiram da unidade prisional e houve troca de tiros durante a ação. Até o momento, apenas três criminosos foram recapturados. Membros do Governo do Estado já estão reunidos para tratar da questão.

De acordo com informações preliminares, a fuga teve início durante por volta das 20h e os detentos estavam no pavilhão Rogério Coutinho Madruga, inaugurado em 2010. Segundo o coordenador do sistema penitenciário do estado, José Olímpio, não havia agentes penitenciários no pavilhão, tampouco nas guaritas e, aproveitando a situação, o grupo de presos que estava na quadra onde é realizado o banho de sol serraram a grade e, em seguida, utilizando uma escada da estação de tratamento de esgoto localizada dentro do presídio, pularam o muro da unidade entre duas guaritas desativadas.


"Não há a confirmação. Temos a informação inicial de que foram quarenta e poucos, mas podem ter sido ainda mais", confirmou Olímpio.

HOMEM É MORTO EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NA ANTIGA FAVELA DO DETRAN



Um homem foi morto nesta quinta-feira (19), no residencial Esperança, antiga favela do Detran, na zona Oeste de Natal. De acordo com o tenente Iranildo, oficial de dia do 9º Batalhão da PM, uma guarnição realizava patrulhamento na área quando disparos de arma de fogo foram efetuados dentro da comunidade.

Os policiais foram até lá e se depararam com três homens armados em uma das vielas do residencial. Encurralados, os suspeitos atiraram contra os policiais, que revidaram imediatamente. Um dos homens acabou baleado no tórax. Uma viatura do SAMU foi chamada, mas não houve tempo para socorro.

Os outros atiradores conseguiram fugir pulando os muros das residências e até o final o início da tarde ainda não tinham sido capturados. Ainda segundo o oficial, os acusados estavam na comunidade procurando por um homem identificado por Bruno chocolate, assaltante e homicida perigoso que atua na zona Oeste de Natal.

"Os moradores não conhecem o jovem morto, mas segundo informações, ele esteve aqui para fazer um serviço, matar Bruno Chocolate", disse o oficial. Policiais da Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) realizaram o isolamento do local assim como duas viaturas do 9º batalhão. O caso será investigado no 8º distrito policial.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

HOMEM ATIRA CONTRA POLICIAIS E É PRESO EM PIRANGI

Um homem sem documentação foi preso no fim da tarde desta quarta-feira (18), na praia de Pirangi, litoral sul do Rio Grande do Norte. O criminoso estava portando um revólver calibre 38 e chegou a trocar tiros com os policiais antes da prisão. Ninguém ficou ferido.

Em patrulhamento de rotina em Pirangi, os policiais observaram um indivíduo em atitude suspeita e, ao abordá-lo, foram surpreendidos com a reação do criminoso, que abriu fogo contra os policiais. No entanto, os policiais conseguiram render o criminoso sem que ninguém ficasse ferido.

Apesar da prisão, não há a confirmação de que o homem tenha participado de assaltos a veranistas nesta quarta-feira. A orientação da PM é que as pessoas que foram vítimas sigam para a delegacia da praia para fazer a identificação do criminoso.

TN Online

GOVERENADORA PRESTA CONTA SOBRE O INVESTIMENTO EM SEGURANÇA


A Governadora Rosalba Ciarlini presta conta à população sobre o investimento em segurança no Estado e faz um balanço positivo.

"Tivemos a satisfação de fechar 2011 com números muito bons na Região Oeste, principalmente em Mossoró, onde havia um aumento da violência, com números muito altos no primeiro semestre do ano", avaliou Rosalba Ciarlini. 

Segundo a Governadora, as medidas tomadas durante o ano passado deram resultado. "Se compararmos os números do segundo semestre, vamos ver que houve uma redução de 45% no número de homicídios", disse.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

POLÍCIA CIVIL RECEBE 15 NOVAS VIATURAS


O Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública e Defesal Social (Sesed/Degepol) realizou na manhã dessa terça-feira (17), na sede da Degepol, a entrega de 15 novas viaturas para servir, em sua maioria, à algumas delegacias especializadas que integram a Polícia Civil do Estado.

São 11 automóveis do tipo Fiesta e quatro caminhonetes tipo Ranger distribuídos entre as unidades policiais, dentre elas: Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc); Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur); Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov); Delegacia Especializada em Fraudes e Defraudações (DEFD); Divisão Especial de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor); Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) – Zona Sul; Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) – Zona Norte; Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) – Parnamirim; Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom); Delegacia de Ceará-Mirim.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PM PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA SERÁ TRANSFERIDO PARA CAICÓ


O policial militar Afonso José do Nascimento, detido no final da tarde deste domingo (15) por porte ilegal de arma, será transferido para a detenção 6º Batalhão da PM, em Caicó. Afonso está preso no 9º BPM, onde é lotado, mas segundo o comandante geral da corporação, coronel Francisco Araújo, o soldado será transferido para a cidade do Seridó. Afonso José foi preso em Mãe Luiza, portando uma pistola na cintura e mais três armas de fogo em uma bolsa tipo pochete.

Ainda de acordo com o coronel Araújo, o policial responde a outros processos administrativos na Polícia Militar, inclusive por crime de deserção, que se caracteriza pelo abandono do trabalho. O soldado também já foi alvo de sindicâncias para apurar supostos crimes em que ele teria se envolvido. Araújo conta que o PM chegou a ser expulso da corporação, mas conseguiu ser reintegrado através de força judicial.

domingo, 15 de janeiro de 2012

DESEMPENHO DA PF/RN FICA ENTRE OS PIORES DO ANO

A Polícia Federal divulgou uma pesquisa mostrando o desempenho da instituição em todos os Estados brasileiros em 2011. A PF norte-rio-grandense apresentou um desempenho tímido diante dos outros oito estados que compõem a região Nordeste. Foram 24 prisões em sete operações, o que coloca o Rio Grande do Norte em penúltimo lugar neste quesito. Nessa relação prisão/operações, o Piauí ficou em primeiro e Pernambuco em último. Em número de ações, a PF potiguar ficou em quarto.
Investigação de denúncias envolvendo convênio da Epa foi uma das sete executadas pela PF em 2011
Nessa relação, a  Polícia Federal realizou uma média de 3,4 prisões por cada operação realizada no Rio Grande do Norte. Das sete ações executadas em solo potiguar durante 2011, a que apresentou maior volume foi batizada de "Matadores de Aluguel", que resultou na prisão de sete pessoas, todas acusadas de envolvimento no assassinato do jornalista Edinaldo Figueira, morto no dia 15 de junho desse ano, em Serra do Mel. Foram presas pela PF, com ajuda da Polícia Civil do RN, pessoas acusadas da execução, direta e indiretamente, e o mandante. A média de prisões do Piauí, o primeiro neste quesito, foi de quase 15 presos por operação.

PM APREENDE DINAMITE EM CARRO ABANDONADO NA PRUDENTE DE MORAIS


Policiais militares do 5° BPM apreenderam na madrugada desta sexta-feira (13) explosivos, ferramentas, e vestes usadas costumeiramente em roubos a caixas eletrônicos, escondidas em um veículo abandonado no prolongamento da avenida Prudente de Morais, Zona Sul de Natal.

De acordo com o tenente Vinícius, oficial de serviço do 5° BPM, por volta de 1h, duas viaturas patrulhavam as proximidades do Sest-Senat, quando um Honda Civic, que seguia no sentido Cidade Satélite, parou e quatro homens armados, ainda não identificados, fugiram correndo em direção ao Parque da Cidade.

Ainda segundo o oficial, os policiais realizaram um cerco no local, mas nenhum dos suspeitos foi detido. No veículo foram encontradas três dinamites, pé de cabra, barras de ferro, balaclave e casacos.

O veículo e o material foram levados para a Delegacia de Plantão Zona Sul. O Honda Civic, com placas de Recife/PE, não possui registro de roubo.

NOMINUTO.COM

MORTES VIOLENTAS DE POLICIAIS MILITARES CRESCERAM 350% EM QUATRO ANOS


Em serviço, chegando ou saindo de casa e até mesmo trabalhando em outra função, o chamado bico, policiais militares são mortos no Rio Grande do Norte. A cada ano o número vem crescendo. Em 2011, por exemplo, 15 policiais perderam suas vidas. Em 2010 e 2009, foram seis e, em 2008, tinha sido apenas quatro. Ou seja, em quatro anos, a mortes de policiais cresceram mais de 350%.

“Esse é um número alarmante que é reflexo do aumento da violência contra cada cidadão e contra cada policial que trabalha para combater essa mesma violência e proteger a população. Em cada caso desses a polícia perde a guerra para os bandidos”, afirma o cabo Jeoás Santos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

POLICIAL MILITAR É INDENIZADO POR QUEDA DE HELICÓPTERO


O juíz da 5ª Vara da fazenda Pública de Natal, Airton Pinheiro, condenou o Estado a pagar 15 mil reais, a título de indenização por danos morais, ao policial militar Jorge Alves de Souza, um dos tripulantes operacionais feridos no acidente com o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública, em maio de 2003.

O militar alegou que, na época, sofreu traumatismo craniano e lesão do nervo radial do braço direito e não teve seu tratamento custeado pelo Estado.

Alves pediu pouco mais de 200 mil reais de indenização pelos danos morais e materiais, porém o magistrado, em sua setença, justificou a redução desse valor afirmando que o militar não comprovou as despesas médicas, que o traumatismo crânio-encefálico não passou de mera contusão, e que a lesão do nervo foi tratada por um fisioterápico que lhe indicou um licença-médica por trinta dias.

NOMINUTO

DUPLA ASSALTA LOJA E PROMOVE TIROREIO NO MIDWAY MALL


A agência de atendimento de uma operadora de planos de saúde que funciona no Midway Mall foi assaltada na tarde desta quinta-feira (12). Uma dupla armada ingressou na loja e, durante a fuga, houve disparos. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da empresa. A Polícia Militar, por outro lado, disse que o que ocorreu foi uma discussão.

DJ COCHILA AO VOLANTE E MORRE APÓS CAPOTAR CARRO NA BR-427 EM CURRAIS NOVOS


Um acidente grave ocorreu por volta das 3h40 desta quinta-feira, 12, na BR 427, Km 9,6, na altura do município de Currais Novos. Um homem identificado por Marcos Vinicius Amorim, 33 anos, mais conhecido como “DJ Marcos” morreu após capotar o veículo modelo Fiat Uno de placas MZD 9935.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o DJ teria cochilado no volante enquanto dirigia o veículo no sentido Parelhas - Currais Novos, quando voltava de uma apresentação na noite anterior e em uma curva fechada perdeu o controle e o carro capotou diversas vezes.

O DJ Marcos morreu no local e segundo testemunhas com o impacto da colisão chegou a ter a cabeça decepada, informação não confirmada pela PRF.

DN Online

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

POLÍCIA MILITAR DA CONTINUIDADE A OPERAÇÃO RODOVIDA NA ZONA NORTE


A policia militar com o apoio da rodoviária estadual, e agentes da Semob deu continuidade a operação Rodovida no final da tarde desta quarta-feira, 11, na ponte Newton Navarro, sentido Praia do Forte-Redinha.

A ação resultou em um longo congestionamento. O alvo desta operação foram as motocicletas, que formaram uma grande fila no acostamento para fiscalização.

Deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) em dezembro do ano passado, a operação submeteu 1.320 motoristas ao teste do bafômetro, recolheu 168 carteiras de habilitação e detectou 37 pessoas dirigindo alcoolizadas até esta segunda-feira, 9.

DN Online

PM MONTARÁ BARREIRAS ITINERANTES PARA INIBIR ASSALTOS A COLETIVOS


Na manhã desta quarta-feira (11), o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, reuniu-se com os comandantes de todas as Unidades Operacionais da Região Metropolitana e com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual para traçar diretrizes no policiamento da Região Metropolitana de Natal.

Entre as diretrizes traçadas, está a implantação de barreiras fiscalizadoras itinerantes, ou seja, Policiais Militares da Região Metropolitana serão distribuídos em vários pontos de Natal e Grande Natal, abordando veículos, em especial ônibus e alternativos, de modo a evitar a ação de cidadãos infratores.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ESTADO É CONDENADO A PAGAR PENSÃO VITALÍCIA A PEDREIRO


O juiz da 4ª Vara da fazenda Pública de Natal, Cícero Martins Filho, condenou o Estado a pagar uma indenização por danos morais e materiais, além de uma pensão vitalícia, ao pedreiro José Rosemiro dos Santos Filho, vítima de uma colisão de trânsito causada por um bombeiro militar, em um veículo oficial.

O magistrado estipulou o pagamento de 35 mil reais por danos morais, outros 1.064 reais por danos materiais e uma pensão vitalícia de dois salários mínimos. Para o juiz, o militar agiu com imprudência e foi o responsável pelo acidente.

Em sua sentença, o magistrado também levou em consideração o fato de que mesmo prosseguindo na mesma função, Rosemiro ficou com seqüelas na perna e no tornozelo que o limita até de evoluir na profissão, deixando de almejar e conquistar trabalhos melhores.

NOMINUTO.COM

POLICIAIS RODOVIÁRIOS ESTADUAIS APREENDEM 96 CNHs DE EMBRIAGADOS EM PIRANGI DO NORTE


O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual apreendeu 96 Carteiras Nacionais de Habilitação nas duas operações que realizou na praia de Pirangi do Norte, Litoral Sul, nesse final de semana.

Na primeira operação, ainda na quinta-feira (5), os policiais militares do 1° Distrito Rodoviário Estadual aplicaram 480 testes com bafômetros. Nesses, 12 condutores foram autuados por embriaguez ao volante e tiveram suas CNH recolhidas. Outros 63 condutores se negaram a realizar o teste, mas tiveram sintomas de embriaguez constatados e suas habilitações também foram apreendidas.

No sábado (7), a blitz foi montada próxima a uma casa de show, mas apenas 21 CNH foram apreendidas. “A repercussão da operação da quinta, nas redes sociais, foi muito grande. Quem passava pela blitz alertava os outros condutores da fiscalização e isso fez com que no sábado (7) tivéssemos menos condutores embriagados”, justificou o comandante do 1° DPRE, major Cláudio Augusto.

O oficial considerou as operações um sucesso e afirmou que elas se repetirão durante todo o Verão. “Esta semana vamos analisar os erros e acertos das operações e definir onde serão as próximas blitz, que podem ser, inclusive, nos mesmos locais” pontuou Augusto.

Ainda foram apreendidos quatro veículos com o pagamento do Licenciamento em atraso. Três na quinta-feira e outro no sábado.

NOMINUTO

PM COMEMORA RESULTADO DA OPERAÇÃO RODOVIDA


A Operação Rodovida, deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) no dia 23 de dezembro passado, até a tarde da segunda-feira (9), submeteu 1.320 motoristas ao teste do bafômetro, recolheu 168 carteiras de habilitação e detectou 37 pessoas dirigindo alcoolizadas, o que resultou na condução à Delegacia de Polícia Civil, para que fosse lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Também foram feitos 103 Autos de Constatação, documento registrado quando o motorista, em visível estado de embriaguez, se recusa a fazer o teste do bafômetro. Nesta terça-feira (10), a Sesed e a Polícia Militar avaliou positivamente a ação.

Polícia Militar tem realizado fiscalizações constantes
nas rodovias potiguares
"Nosso trabalho é para atingir o maior número de pessoas e esperamos ser compreendidos. Nossos policiais estão orientados a parar o maior número de veículos, independente de quem esteja dirigindo ou sendo transportado. Espero que haja tolerância por parte da sociedade, para que entenda o objetivo dessas operações, que levam segurança a todo mundo, no momento que flagra motoristas embriagados ao volante, pessoas dirigindo sem habilitação, veículos irregulares circulando por aí", disse o comandante da Polícia Militar do estado, Cel. Araújo Silva.

POLICIAMENTO NAS PRAIAS RECEBE REFORÇO DE VIATURAS

Desde segunda-feira o policiamento nas praias do litoral potiguar foi intensificado com a chegada de dez novas viaturas com tração 4x4 que servirão para incrementar o trabalho de assistência ao cidadão e aos turistas que circulam na orla.

A chegada dos veículos servirá para reforçar o policiamento que já vinha sendo realizado pela Polícia Militar, através de outros meios como motocicletas, quadriciclos e até mesmo a pé.

De acordo com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, a iniciativa faz parte de uma diretriz de proteção ao cidadão durante esta época do ano. A fiscalização abrangerá também veículos que trafegam na orla sem permissão, sendo passíveis de multa e apreensão.


PMRN

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PAI É BALEADO E FILHO ASSASSINADO NO GRAMORÉ ZN DE NATAL


Fotos: Daniel Morais / Portal BO

Por volta das 21h desta quarta-feira (4), o jovem Altacir Inácio Cirino Junior, de 19 anos, foi executado com vários tiros e o pai dele, Altacir Inácio Cirino, de 41 anos, ficou baleado na mesma ocorrência. O caso foi registrado pela Polícia Militar, na noite desta quarta-feira (4), no conjunto Gramoré, no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte de Natal.

Os dois homens que cometeram o homicídio e tentativa de homicídio fugiram sem serem identificados. Segundo informações repassadas por policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar, Altacir Junior e o pai estavam sentados na calçada de casa, quando os criminosos chegaram.

A dupla chegou ao local em uma motocicleta de placa não identificada. Os dois homens que estavam na moto começaram a atirar e disparam mais de dez vezes. O jovem Altacir Júnior, que era mais conhecido como “Chuck”, ainda

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

RIO GRANDE DO NORTE BATE RECORDE EM VOLUME DE DROGAS APREENDIDAS EM 2011


A Polícia Federal apresenta o balanço das apreensões de drogas realizadas no Rio Grande do Norte, em 2011, pela Superintendência Regional de Natal e Delegacia de Mossoró:

DROGAS E QUANTITATIVO

Cocaína: 105,3 kg
Crack: 255,7 kg
Haxixe: 1,7 kg
Pasta base: 26,2 kg
Maconha: 871,0 kg
MDMA (ecstasy): 6,2 kg

Total: 1.266,10, recorde no RN

Acusadas do crime de tráfico, foram presas 49 pessoas, sendo 41 homens, 08 mulheres, e mais duas menores apreendidas.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MOBILIZAÇÃO DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES NO CEARÁ




GOVERNADORA NOMEOU 87 POLICIAIS CIVIS

A governadora Rosalba Ciarlini deixou para o último dia do ano a aguardada nomeação de 87 novos policiais civis. A publicação foi feita no Diário Oficial. Foram nomeados 12 delegados, 13 escrivães e 62 agentes que vão integrar o efetivo no interior do Rio Grande do Norte.

As cidades que receberão este novo efetivo são as comarcas de Lajes, Baraúnas, Mossoró, Assú, Jucurutu, São Miguel, Pedro Avelino, São José Do Campestre, Santo Antônio, Caraúbas, Marcelino Vieira, Tangará e Natal.

CEARÁ VIRA O ANO COM POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES PARALISADOS


Os policiais militares e os bombeiros do Ceará desde sexta-feira, 30, após o fracasso nas negociações com a cúpula da Secretaria da Segurança e Defesa Social do Estado.

Eles reivindicam uma escala de 40 horas semanais, 80% de reajuste salarial pelo menos até 2015 e a realização de promoções na categoria.

O governador decretou estado de emergência e força nacional já se encontra sendo empregada no estado.

Os familiares dos policiais e bombeiros militares permanecessem na 6ª Companhia do 5º BPM para que nenhuma viatura seja empregada pela força nacional.

Assistam a seguir o vídeo do Deputado Capitão Wagner:


CORDEL - CHUVA DE BASTÃO NO PAÍS DE MOSSORÓ. CB CUNHA


OPERAÇÃO VERÃO SEGURO 2012

A Operação Verão está prevista para ser iniciada oficialmente no próximo dia 26, segunda-feira, e envolverá equipes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil, além da SAMU, IDEMA, DETRAN e Secretaria de Estado do Turismo.

Até o dia 18 de fevereiro de 2012, Policiais Militares do Estado serão empregados nas praias urbanas do litoral do RN, visando garantir a tranquilidade dos turistas e veranistas que se deslocam todos os anos para as praias urbanas durante o verão. Além da intensificação da fiscalização a veículos, a Polícia Militar atuará, através da Polícia Ambiental, no combate ao crime de poluição sonora.

Durante o período definido, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte atuará de forma preventiva, garantindo a segurança dos turistas e veranistas no litoral potiguar.

OPERAÇÃO VERÃO SEGURO 2012

Em Extremo/RN, a Operação Verão Seguro, como será intitulada, teve início desde sexta-feira da 23 de dezembro de 2012. A população da área litorânea, veranistas e visitantes das praias e lagoas no município, contarão com

DONA DE BAR PE PRESA COM ARMA APÓS AMEAÇAR CLIENTE


Foto: Daniel Morais

Viatura o 4º batalhão fazia o patrulhamento no bairro de Igapó no cruzamento da avenida das Fronteiras com a rua Santa Luzia, no fim da tarde deste sábado, quando os policiais foram informados por populares que havia uma mulher armada. Ao ser abordada, a suspeita não reagiu e confirmou que estava portando uma arma na cintura. De acordo com a polícia, a acusado estava ameaçando um mulher que frequentou seu bar, na noite de ontem, e a acusou de ladra.

A vitima informou que na noite anterior esteve no Bar da Joelma, por volta das 22h, e pagou a quantia de R$ 30 preço da entrada no bar mas não recebeu seu troco e a cada bebida que pedia pagava com notas de R$ 100 e não tinha o troco devolvido. No total ele entregou R$ 500 à Joelma logo após ter seus bolsos esvaziados ele foi jogado para fora do bar!