segunda-feira, 31 de outubro de 2011

POLICIAL BLOGUEIRO E ROCANIANO SOFRE ACIDENTE NO EXERCÍCIO DO SERVIÇO


Sd Nizario - Rocam

MEU ACIDENTE DURANTE O SERVIÇO DE 29 DE OUTUBRO NA ZONA NORTE DE NATAL

Sábado, por volta das 21h, meus companheiros e eu fazíamos o patrulhamento na zona norte de Natal quando recebemos a ligação de um PM informando que estava havendo uma troca de tiros em Felipe Camarão.

Foi quando fomos convocados pelo oficial de serviço da Cia a irmos até lá. Então saímos de lá a VTR do oficial, meu trio e uma VTR Patamo do BPChoque nos apoiando.

Nós Rocanianos nunca negamos apoio a um campanha, mais não sei por que, não estava me sentindo pra ir nessa ocorrência, até mesmo porque não era diretamente com o policial. Mas como falei, nunca nos negamos a ir e fomos em deslocamento.

Estávamos reunidos próximo a agencia da Caixa Econômica da Av. Dr. João Medeiros Filho e logo saímos em direção a zona oeste.

Ao começar a descer a entrada do túnel do viaduto de igapó já próximo aos 90 km/h resolvi baixar a viseira do capacete como se algo me pedisse isso.

Depois disso, poucos metros à frente ao entrar no túnel, sem motivo aparente o pneu traseiro da moto durante a curva deslizou e não tive mais como controlar o veículo. Fui ao cão a quase 100 km/h.

Meu corpo saiu deslizando por todo o túnel e como estava com o capacete fechado, fui vendo tudo que acontecia nesse percurso, só não havia como parar meu corpo. Nesses segundos que pareciam horas eu só tentava me manter no chão em uma única posição, acho eu, que com medo de sair dando rolamentos e com isso quebrar algum osso.

Só parei de deslizar já próximo a saída do túnel, um percurso total de aproximadamente 30 metros, segundo as testemunhas do ocorrido.

Eu via muita faísca de ferro raspando o chão, alguns vindos da motocicleta e outros da minha arma que encontrava-se na parte frontal do colete tático e como estava de bruços, acho que essa arma me ajudou muito a não me machucar mais. Alem da arma, os coletes, tático e balístico, e s demais equipamentos me protegeram de mais escoriação e talvez até de fraturas diversas.

Mesmo preocupado e como estaria meu corpo ali, eu só ouvia cantada de pneus vindos de outros veículos que se deslocavam na mesma direção que eu, entre eles, meu companheiro que estava como terceiro homem e a VTR Patamo do BPChoque que com muita habilidade e percepção conseguiu evitar de passar por cima de mim.

O terceiro rocaniano mesmo com muita agilidade não conseguiu o mesmo. A moto dele se chocou com meu corpo joga ao chão e ele ficou sobre mim.

Assim que tudo parou de mexer comecei a sentir meu corpo e ainda deitado fui tentando ver o que havia quebrado em mim, pois pela velocidade que víamos, mesmo que não tenha colidido com a parede, eu tinha certeza que havia fraturas em algum lugar. Mas pra minha surpresa, só o que doía e muito era meu braço esquerdo, mais precisamente a altura do cotovelo e também minha perna esquerda que além de doer, sentia ambos queimando muito. Ainda fiz uma queimadura de segundo grau no ante-braço ao tocar na pistola que estava no colete e que ainda estava como brasas.

Os Choquianos que vinham na retaguarda do comboio desceram rapidamente e foram ver como eu estava e ajudaram a tirar meu companheiro de cima de mim já que ele estava com sua perna presa a sua moto.

Mesmo com todo esse susto, até estava tudo aparentemente bem, até que então após diversas ligações para a SAMU, todos foram informados que os mesmo estavam em GREVE e que não havia nenhuma ambulância para mandar ao local. Foi quando eu que estava bem consciente lembrei aos campanhas que ligassem para o Corpo de Bombeiros e foi assim que fui socorrido ao Hospital Clóves Sarinho. Enquanto aguardava o resgate senti muito frio, tanto que meu queixo batia e meu corpo tremia muito. Segundo o socorrísta que lá estava a me ajudar, minha temperatura tinha caído muito e possivelmente eu poderia está entrando em estado de choque, na mesma hora um cidadão que perto do local, conseguiu diversos lençóis para que me cobrissem e assim mantivesse minha temperatura o mais próximo do normal. Até surgiu o informe que eu poderia está morto, porque quem passava pelo local e avistava aquela imagem logo pensava o pior.

No local quem mais ajudou tecnicamente foi o popular com curso de socorrísta de nome Max, que até então nunca havia visto na vida e que ficou conosco até a chegada do Resgate.

Após vários exames no pronto socorro foi constatado que não havia fratura alguma em mim, só mesmo as raladuras no braço e perna esquerda e uma luxação no cotovelo esquerdo que é o que mais me perturba hoje.

Agradeço a todo instante a Deus por cada dor que estou sentindo, porque mais uma vez tive a prova real que ele existe e estava me conduzindo até o fim.

Agradeço também aos que ficaram ao meu lado o tempo todo do local do acidente até minha saída do hospital, aos que mandaram mensagens e que me ligaram todo tempo, mostrando que tenho amigos que se preocupam comigo e que me dão força nas horas mais necessitadas.

Gostei da atitude do Cb Jeoás de ter ido ao local ver o que realmente aconteceu e em seguida ao hospital ver meu estado de saúde, como a ligação da Dra. Kátia Nunes logo após minha chegada em casa.

Eu queria informar a todos espontaneamente que ao contrário do que falaram por aí, o acidente não proveniente das más condições da minha moto não. Essa fatalidade foi ocasionada devido a muita areia que havia no chão próximo a curva do túnel.

Mais uma vez quero deixar aqui meu agradecimento a nosso pai todo poderoso pelo livramento que tive e aos amigos que de algum forma se preocupou comigo e ainda me dá forças.

GUERREIROS DO RN

domingo, 30 de outubro de 2011

OS SEIS BATALHÕES DA REGIÃO METROPOLITANA ADEREM AO MOVIMENTO “SEGURANÇA COM SEGURANÇA


Na noite deste sábado, 29, o movimento “segurança com segurança” atingiu os seis batalhões da região metropolitana.

Ou seja, 1º BPM (zona leste Natal), 4º BPM (zona norte Natal), 5º BPM (zona sul Natal), 9º BPM (zona oeste Natal), 3º BPM (Parnamirim, São José de Mipibu e Monte Alegre), 11º BPM (Macaíba, São Gonçalo, Ceará-mirim e Extremoz).

A CIPTUR também aderiu ao movimento.

Cerca de 50% dos Bombeiros estão dentro do movimento.

No interior, as cidades de Mossoró, Caicó, Currais Novos e Canguaretama aderiram ao movimento.

A adesão total do movimento #segurançacomsegurança já atingiu 70% do policiamento.

SEGURANÇA COM SEGURANÇA

Os policiais militares iniciaram o movimento "Segurança com segurança", a partir do qual os profissionais da polícia ostensiva reivindicam condições necessárias para o trabalho nas ruas em segurança, como coletes balísticos e armas para todos, além da manutenção das viaturas.

Recomendações dadas pelas associações:

     Nos casos em que as viaturas não possuírem condições de circular, os policiais não vão utilizá-las, mas terão a opção de fazer o policiamento a pé;
      Só conduzir viaturas com Habilitação para Condução de Veículos de Emergência
   Não atender nenhuma ocorrência que envolva número de suspeitos superior ao efetivo disponível naquele momento, respeitando o princípio de superioridade numérica.

O posicionamento deve ser mantido indefinidamente, até que o Estado se adeque as legislações vigentes. O Segurança com Segurança independe de qualquer movimento reivindicatório. É a manifestação do compromisso e seriedade para com a população potiguar, exigindo Segurança para o Policial e para o Bombeiro Militar para prestar o serviço de Segurança Publica para a sociedade.

CB HERONIDES

POLICIAMENTO DE MOSSORÓ QUASE TODO PARADO


Dando continuidade ao movimento intitulado SEGURANÇA COM SEGURANÇA, onde policiais militares lotados nos batalhões de Mossoró exigem de seus respectivos superiores o cumprimento de aspectos legais para o desempenho de suas funções, ocasionaram hoje pela manhã uma drástica redução do já deficiente contingente policial nas ruas da capital do oeste.

De todo o efetivo de Rádio Patrulha apenas 2 viaturas foram às ruas, o serviço de PATAMO foi reduzido pela metade e a Viatura da ROCAM também não atuou ficando, como diz no linguajar da caserna, "fora de combate". As viaturas "baixadas" encontram-se com diversas irregularidades tais como: licenciamento atrasado, sem estepe, motorista sem habilitação e sem curso de condutor de veículo de emergência. Os policiais escalados em tais viaturas foram distribuídos para fazerem patrulhamento a pé, comprometendo os deslocamentos e o atendimento das ocorrências à população.

Na manhã deste sábado, 29, o presidente da APRAM, o Soldado Jádson, esteve presente nos estúdios da RPC onde explicou, durante o programa RPC Patrulha, o significado do movimento para os policiais que devido a inobservância de preceitos legais e ausência de equipamentos arriscam suas vidas ainda mais por pura negligência do estado. As últimas informações que chegaram à APRAM dão conta que as poucas equipes que estão nas ruas realizam uma espécie de operação "Tolerância Zero", abordando e levando à delegacia qualquer contravenção penal e delitos previstos pela legislação, onde nesse momento quase todas as viaturas encontram-se em procedimentos na DP de Plantão.

APRAM

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SEGURANÇA COM SEGURANÇA

Até o momento momento se tem informação de que já aderiram ao movimento SEGURANÇA COM SEGURANÇA os policiais de: Currais Novos, 8º BPM, 9º BPM, CPRE de Nova Cruz, Macaiba, Extremoz, Ceará Mirim, Caicó e Canguaretama, além dos Bombeiro Militares que encontram-se aquartelados.

Em breve novas informações!!!!

ROCAM, 5º BPM E 3º BPM ADEREM AO MOVIMENTO SEGURANÇA COM SEGURANÇA


Na manhã desta sexta-feira, 28, os policiais da ROCAM, 5º BPM e 3º BPM aderiram ao movimento “segurança com segurança” e se recusarão assumir o serviço sem condições de segurança.

Os policiais do 9º BPM assumiram o serviço sem condições de trabalho, e foram designados a cobrir a área do 5º BPM. Na noite anterior os policiais do 9º BPM tinham aderido ao movimento “segurança com segurança”.

As outras unidades que aderirem ao movimento deve informar a situação através do nosso telefone: 8817-0450, 9939-3108 para que possamos divulgar a todos os policiais do estado. Pois a imprensa está omitindo de divulgar a realidade da Polícia Militar e da segurança pública do estado.

CB HERONIDES

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PMS CRUZARÃO OS BRAÇOS POR CONDIÇÕES DE TRABALHO


Os policiais militares do Rio Grande do Norte podem cruzar os braços a partir de hoje, caso não encontrem condições de trabalho satisfatórias. Segundo o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM (ACS/RN), o cabo PM Jeoás Nascimento, a mobilização está sendo motivada pela falta de equipamentos e má manutenção das viaturas para o patrulhamento ostensivo. Ele explica que, caso os servidores da segurança notem que não há coletes a prova de balas ou que os veículos estejam em péssimas condições de circulação, eles não irão sair para o policiamento nas ruas. O comandante geral da PM potiguar, o coronel Francisco Araújo Silva, afirmou que há coletes para todos os policiais que estiverem em patrulhamento e que as viaturas alugadas serão trocadas na próxima semana.

Mais coletes e novas viaturas são algumas das
reivindicações de material Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press 
Mais coletes e novas viaturas são algumas das reivindicações de material Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press Jeoás Nascimento diz que o objetivo do movimento é dar segurança ao policial para que ele possa prestar o atendimento à população. O cabo diz que a categoria está insatisfeita com as últimas mortes de PMsno estado, não somente daqueles que foram assassinados, mas também dos que morreram em acidentes durante o serviço. "Em agosto, o soldado (Mário) Pimentel morreu quando a viatura em que ele estava capotou na pista. O veículo estava com os pneus gastos".

Segundo o cabo, o Estado não faz a manutenção das viaturas com frequência, deixando em risco os servidores que as utilizam. "Mas não são somente as viaturas, mas também há a falta de equipamentos. O efetivo da polícia é de 10 mil homens e a PM só possui 600 coletes à prova de balas. Não há armas suficientes, os policiais têm de comprar suas próprias pistolas".

Por causa disso, haverá hoje uma assembleia para decidir os rumos da mobilização. De antemão, Jeoás Nascimento explica que os policiais, a partir de então, irão fazer uma avaliação de suas condições de trabalho antes de sair para o patrulhamento. "Caso ele não encontre segurança para trabalhar, deve requerer por escrito as condições necessárias ao seu superior e, então, não realizar a atividade de patrulhamento". De acordo com o presidente da ACS, essa orientação é permanente. "Será assim daqui em diante, sem interrupção".

O coronel Araújo garante que o número de coletes existentes na corporação é suficiente para dar segurança a todos que estão de serviço de patrulhamento. "Todos os que saem para as ruas vão de colete e armamento. Quando acaba o expediente, ele deixa no quartel e o que assume os utiliza". Ainda segundo o comandante, este ano já foram adquiridos 466 novos coletes e o governo autorizou a compra de mais 1,1 mil. "Semana que vem estaremos recebendo as viaturas locadas novas, que substituirão as que estão há mais de 2 em uso".

POLÍCIA FEDERAL E BOPE PRENDEM QUADRILHA ACUSADA DE PLANEJAR CRIMES NO RN


A Polícia Federal em cojunto com o Batalhão de Operações Especiais(Bope), prenderam na manhã dessa quarta-feira(26), quatro pessoas acusadas de estarem organizando uma ação para prática de delitos em Mossoró e região. O grupo foi detido em um sítio na localidade de Pau Branco, próximo a um posto fiscal desativado, as margens da BR 304, cerca de 40 km de Mossoró, saída para a cidade de Fortaleza, no Ceará.

Após as prisões, um dos detidos informou a polícia que o grupo chegou a Mossoró no último domingo(23) e estava morando em uma residência alugada no bairro Santo Antônio, próximo a um posto de combustível na Avenida Lauro monte.

MOVIMENTO SEGURANÇA COM SEGURANÇA


A mobilização dos policiais militares “segurança com segurança” está sendo motivada pela falta de equipamentos e má manutenção das viaturas para o patrulhamento ostensivo.

Caso os servidores da segurança notem que não há coletes a prova de balas ou que os veículos estejam em péssimas condições de circulação, eles não irão sair para o policiamento nas ruas.

O comandante geral da PM, o coronel Araújo, afirmou que há coletes para todos os policiais que estiverem em patrulhamento e que as viaturas alugadas serão trocadas na próxima semana.

O objetivo do movimento é dar segurança ao policial para que ele possa prestar o atendimento à população.

A categoria está insatisfeita com as últimas mortes de PMs no estado, não somente daqueles que foram assassinados, mas também dos que morreram em acidentes durante o serviço. “Em agosto, o soldado (Mário) Pimentel morreu quando a viatura em que ele estava capotou na pista. O veículo estava com os pneus gastos”.

O Estado não faz a manutenção das viaturas com frequência, deixando em risco os servidores que as utilizam. "Mas não são somente as viaturas, mas também há a falta de equipamentos. O efetivo da polícia é de 10 mil homens e a PM só possui 600 coletes à prova de balas”.

Por causa disso, haverá hoje uma assembleia para decidir os rumos da mobilização. De antemão, os policiais, a partir de então, irão fazer uma avaliação de suas condições de trabalho antes de sair para o patrulhamento.

"Caso ele não encontre segurança para trabalhar, deve requerer por escrito as condições necessárias ao seu superior e, então, não realizar a atividade de patrulhamento".

Essa orientação é permanente. "Será assim daqui em diante, sem interrupção".

O coronel Araújo garante que o número de coletes existentes na corporação é suficiente para dar segurança a todos que estão de serviço de patrulhamento.

"Todos os que saem para as ruas vão de colete e armamento. Quando acaba o expediente, ele deixa no quartel e o que assume os utiliza".

Ainda segundo o comandante, este ano já foram adquiridos 466 novos coletes e o governo autorizou a compra de mais 1,1 mil. "Semana que vem estaremos recebendo as viaturas locadas novas, que substituirão as que estão há mais de 2 em uso".

CB HERONIDES

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GOVERNO SOLICITA FICHA DE FREQUÊNCIA DE POLICIAIS AO COMANDO


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, solicitou ao Comando da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte a frequência dos policiais militares, “especialmente em relação aqueles que não vêm cumprindo com sua jornada diária”.

Segundo o ofício circular enviado pelo então Secretário de Administração, José Anselmo de Carvalho, todos os meses deverá ser encaminhado via sistema ERGON as faltas referentes ao período do dia 20 ao dia 19 de cada mês, independente do quadro de greve.

O objetivo seria coibir o pagamento da remuneração dos dias não trabalhados pelos servidores policiais.

Excesso da jornada de policiais militares ainda não é remunerada

Enquanto o Governo do Estado quer coibir o pagamento da remuneração dos dias não trabalhados pelos operadores de segurança pública, a carga horária dos PM’s norte-riograndenses continuam sendo excedidas.

O Tribunal de Justiça do Estado já publicou um acórdão determinando o cumprimento pelo Estado da jornada semanal de 40 horas para os policiais e bombeiros militares. No entanto, poucas Unidades Operacionais estão cumprindo a determinação, fazendo com que as horas excedentes ainda não sejam remuneradas.

Para se ter uma idéia, policiais militares do RN chegam a contabilizar 66 horas semanais trabalhadas, chegando a um prejuízo financeiro de cerca de R$ 1,2 mil em relação as horas excedentes.

SD GLÁUCIA

terça-feira, 25 de outubro de 2011

POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO RN ORGANIZAM PARALISAÇÃO PARA ESTA SEMANA


Os policiais militares e os bombeiros podem paralisar suas atividades a partir desta quinta-feira (27). Representantes das entidades participarão de uma reunião no final da tarde desta segunda (24), a partir das 17h, na da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Norte (ASSPMBM-RN), para definir o suporte jurídico do movimento.

De acordo com a ASSPMBM-RN, o Movimento Polícia Legal se define como uma mobilização branca. Os militares estaduais só irão realizar procedimentos que estiverem em condições ideais de realização, por exemplo: a viatura só irá para rua se tiver em plena condição de funcionamento, abastecida e o PM condutor com habilitação apropriada.

A associação informou ainda que as negociações com o Governo já duram meses. Na semana passada foram realizadas três reuniões sem sucesso, pois o executivo estadual não atende as reivindicações da categoria.

"Fizemos de tudo para chegar num acordo com o Governo, cedemos muito nos valores, mas não cedemos no que se refere a valorização do praça. Sem um percentual justo, mínimo, que valorize o patrimônio humano, não iremos aceitar a proposta do Governo. Infelizmente só nos resta mostrar para sociedade que o Governo continua sem priorizar a segurança pública do Estado", coloca o Sargento Eliabe Marques, presidente da ASSPMBM-RN.

DN ONLINE

PM ENCONTRA TRÊS CORPOS EM FÁBRICA NA GRANDE NATAL


Três corpos foram encontrados dentro de uma fábrica de cerâmica no início da manhã desta terça-feira(25),por volta das 8h, no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. De acordo com o sargento Reginaldo, oficial da Polícia Militar em serviço, a área foi isolada para a chegada do Instituto Técnico Científico de Polícia(Ite), que confirmou a execução das vítimas com um tiro na região de cada cabeça.

Segundo o sargento Reginaldo, as vítimas foram encontradas pelo coveiro do cemitério municipal, próximo de um muro que fica ao lado da fábrica. Na ocasião, curiosos que chegaram ao local, reconheceram duas das vítimas e a informação chegou até os seus familiares, que identificaram Felipe Afonso de Oliveira, 12 anos e Felipe Pereira da Silva, 16. O terceiro corpo, também de um jovem, não foi identificado no momento e removido pelos peritos do Itep para a realização da necroposia.

Informações de populares dão conta que as vítimas estavam desaparecidas desde o último sábado(22), quando foram vistas consumindo drogas em uma festa na cidade. Diante das informações, a polícia acredita que traficantes podem ter executado o trio por algum tipo de dívida sobre drogas.

NOMINUTO.COM

ASSOCIAÇÃO OFERECE RECOMPENSA POR INFORMAÇÕES DE ACUSADO DE MATAR PM NO RN



A Associação de Praças de Mossoró e Região (APRAM) está oferecendo a recompensa de R$ 1 mil para ao cidadão que fornecer informações precisas sobre o responsável pela morte do Soldado PM Rômulo na última sexta-feira (21), no município de Assú.


O suspeito pela morte do policial militar é Elizeu Pedro da Fonseca, 49 anos. Informações preliminares dão conta que Elizeu teria atirado contra os policiais militares Rômulo Gabriel e Carlos Cavalcante após uma discussão de trânsito na cidade de Assú. Na ocasião, o soldado Rômulo não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A atitude da APRAM é inédita e busca agilizar a prisão do suspeito de ocasionar a morte do PM. As informações podem ser dadas pelos telefones (84) 8703-7440, 8853-3381, 8752-1011 e 3316-2692. A identidade do comunicante será preservada e mantida em absoluto sigilo.

DN ONLINE

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DIEGO BRANCO É PRESO POR POLICIAIS DA DEFUR


DIEGO BRANCO é acusado de matar um escrivão da Polícia Civil
Agentes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) cumpriram um mandado de prisão na tarde deste domingo contra Diego Alves da Silva, 25, o "Diego Branco", que estava em sua residência no bairro de Cidade da Esperança.  Diego foi levado para a delegacia de Plantão da zona Sul (DPZS) e, nesta manhã, conduzido a carceragem do prédio onde a DPZS funcionava, na Cidade da Esperança.

Sobre ele recai a acusação de ter participado do latrocínio ao escrivão da polícia Civil Sidney Alves Lucas, no dia 11 de março deste ano. O indício mais forte é o de que o policial foi vítima de uma saídinha de banco. Por volta das 16h daquele dia, Sidney foi abordado por dois homens em motocicletas, à altura da Praça Guarulhos, no conjunto Gramoré, zona Norte de Natal.

Após a investida dos bandidos, o policial reagiu e acabou sendo alvejado por tiros de pistolas calibre 380 e revólver 38. Na ocasião, a vítima tinha sacado aproximadamente R$ 11.500 de uma agência bancária e imagens registradas pelo sistema interno de câmeras do estabelecimento mostram claramente  Tarcísio Oliveira da Silva, Luciano de Lira Lucena  e Diego em observação da futura vítima. Após investigações, a Civil declarou a participação deles em uma quadrilha responsável por diversos crimes, inclusive, estelionato.

TN ONLINE

GOVERNADORA SUBSTITUI CONSULTORA GERAL DO ESTADO DRA. TATIANA MENDES


Dra. Tatiana Mendes

A consultora geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha, confirmou na manhã desta segunda que também vai deixar o Governo do Estado. Ela foi informada pessoalmente pela governadora sobre a exoneração. Tatiana alegou que não quer comentar a decisão, porque vai manter "o sigilo respeitoso" uma vez que foi comunicada em uma conversa pessoal com Rosalba Ciarlini.

Nos bastidores, comenta-se que a exoneração de Tatiana ainda é reflexo do comportamento do vice-governador Robinson Faria durante a interinidade no Governo. Tatiana teria sido uma das "auxiliares" mais ativas na busca de uma "agenda positiva" para o vice-governador no período em que assumiu a titularidade do cargo.

Tatiana Mendes lembrou que foi nomeada em janeiro e acredita ter "desempenho o papel" que lhe cabia. Afirmou também que se "esforçou para ser útil ao Estado". Ela disse ainda que vai retomar as atividades profissionais de advogada.

A governadora deve anunciar também mudanças na secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O atual titular, Jader Torres, vai deixar o cargo. Ele era adjunto do vice-governador e assumiu a função de secretário quando Robinson ficou interinamente no governo, no período em que Rosalba Cialini estava em missão nos Estados Unidos.

O substituto de Tatiana Mendes será José Marcelo Costa.

TN ONLINE

Comentário do Blog
O problema é que a ex-consultora vinha intermediando as reuniões entra a categoria Policial e Bombeiro Militar com o governo, em busca de um acordo para as reivindicações da categoria.
Resta agora esperarmos que o que foi discutido até agora, não seja deixado de lado e que o governo não queira ganhar tempo começando tudo do zero.

domingo, 23 de outubro de 2011

SEGURANÇA PRECISA DE R$ 237 MILHÕES


Atuar com excelência, sem falhas no esquema, exige investimentos à altura do evento. O alerta partiu dos representantes das polícias Civil e Militar no Comitê Estadual de Segurança da Copa 2014. Para o delegado Stênio Pimentel, sem a contratação de efetivo e ampliação de infraestrutura a Polícia Civil não tem condições de executar com eficiência as ações que estão sendo definidas. "A estrutura e o efetivo que se tem hoje não atende nem a demanda atual, então ou o governo abre recursos ou a cidade fica em situação complicada". Segundo ele, até a Copa, pelo menos 400 policiais civis devem se aposentar. Hoje, a Civil tem 500 homens aprovados em concurso público, e já formados, aguardando convocação. "Teria que convocar esses homens e mais 300. Não podemos sacrificar outras regiões da cidade em detrimento da Copa", alerta.


Em relação a comunicação na área de Segurança, Natal já tem uma boa estrutura.


Além disso, a Polícia Civil precisa de armas não letais e detectores de metais, instrumentos que não dispõe. Somente uma arma não letal custa próximo de US$ 1 mil. Um ponto crucial, segundo o delegado, é a situação da 5a. DP, que funciona em casa alugada nas imediações do Caic. "O que vamos sugerir no plano é que esta DP seja uma delegacia modelo. Isso é algo urgente e que precisa ser consolidado até a Copa". A estimativa é de investimentos de R$ 50 milhões.

COPA: INVESTIMENTOS ALÉM DA ARENA

A partir deste domingo, 23, o placar da Copa 2014, instalado na entrada de Natal, marcará 963 dias para o início do mundial. E Natal, como uma das 12 cidades-sedes tem enormes desafios, não apenas para a construção do estádio Arena das Dunas e das obras de mobilidade urbana. A Fifa destaca como estratégicas as áreas de Segurança e Saúde, para as quais impõe padrões de excelência. Mas chegar a este patamar, no caso do Rio Grande do Norte, exige, por baixo, investimentos da ordem de R$ 355,1 milhões.


Só em Segurança, devem ser investidos, no mínimo, 237 milhões reais



Essa cifra tem por base os planos projetados, ainda de forma preliminar, pelos diversos órgãos que integram as pastas de Segurança Pública e Saúde no Estado. No caso da segurança, os órgãos estimam a necessidade de os governos federal, estadual e municipal disponibilizarem perto de R$ 237,1 milhões. Na saúde, seriam mais de R$ 118 milhões, sem considerar a reestruturação da atenção básica, de responsabilidade do município de Natal.


PROPOSTA DE SUBSÍDIO DO GOVERNO DO RN PARA O SOLDADO E OS SEUS ANUÊNIOS



* Segue-se aumentando os valores até completar os 30 anos de serviço.

** O anuênio corresponde a 1% do subsídio anterior.
*** Estes valores são referentes ao subsídio bruto, sem o descontos do IPE e do Imposto de Renda.

Cb Heronides

GOVERNO RECEBE NOVA PROPOSTA DAS ASSOCIAÇÕES


Na nova proposta apresentada pela Categoria Militar prever um reajuste a partir de junho do ano que vem com subsídio para o Coronel de R$ 11.300,00, e demais patentes escalonadas em porcentagens a partir desse subsídio, começando pelo Soldado em 20%, Cabo 25%, 3º Sargento 30%, 2º Sargento 35%, 1º Sargento 40%, Subtenente 50%, 2º Tenente 55%, 1º Tenente 60%, Capitão 70%, Major 80%, Tenente-Coronel 90%. As Associações também pedem o envio para a Assembléia Legislativa a Lei de Promoções de Praças, o Código de Ética além da Lei do Subsídio.

"Iremos fazer uma análise do impacto dessa nova proposta apresentada pelas Associações nas contas do governo, conversar com a Governadora Rosalba Ciarlini, e logo depois no reunirmos para dar uma resposta concreta sobre o pleito", disse Anselmo Carvalho.

"Foi uma reunião democrática, franca e com diálogo aberto. A nova proposta das Associações será analisada e na próxima reunião esperamos encontrar um denominador comum", falou o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo.

"Na negociação houve uma nova proposta das Associações que será analisada pelo Governo com a possibilidade de chegarmos há um bom termo", analisou também o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Elizeu Dantas.

Se o governo for justo e preocupado com a valorização e função policial e bombeiro militar irá aceitar a nova proposta das associações, pois a tabela apresentada irá corrigir as distorções geradas pelos governos anteriores. Caso não ocorra de imediato, que aconteça gradativamente. Cabo Heronides, Policial Militar.

Cb Heronides

sábado, 22 de outubro de 2011

REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES TENTAM IMPEDIR PRESENÇA DE POLICIAIS BLOGUEIROS NA REUNIÃO DO SUBSÍDIO


Antes de iniciar a reunião com o Governo do Estado sobre a implantação do subsídio, representantes de associações de policiais e bombeiros militares tentaram impedir a presença de policiais blogueiros na sala de reunião.

O Cabo Heronides e a Soldado Glaucia foram surpreendidos com a solicitação do Cabo Jeoás, presidente da Associação de Cabos e Soldados da PMRN, para que os mesmos não acompanhassem a reunião no interior da sala, alegando que ambos passariam informações para os policiais e bombeiros militares que estavam na frente do Centro Administrativo.

Apesar da solicitação do Comandante Geral, Coronel Araújo, em apenas desligar os celulares dos presentes, o presidente da ACS/PMRN reiterou a solicitação da saída dos policiais blogueiros, alegando não pertencerem a qualquer associação.

A presença do Cabo Heronides e da Soldado Glaucia na reunião só foram concedidas graças ao intermédio da Consultora Geral do Estado, Dra. Tatiana Cunha, e do Secretário de Segurança e Defesa Social, Dr. Aldair Rocha.

O Cabo Heronides e a Soldado Glaucia, atualmente, levam a informação para os operadores de segurança pública do Estado através de seus respectivos sites, mantendo sempre informados os PM's e bombeiros sobre as negociações referentes ao subsídio.

CABO HERONIDES E SOLDADO GLAUCIA

ÍNDICES? PARA FELICIDADE GERAL DA CORPORAÇÃO, QUE PAGUE O SOLDADO!


A proposta do governo não atribui os valores das graduações e postos aos índices. E deixa bem claro que nos próximos reajustes salariais será trabalhado da mesma forma.

Sendo assim, toda a categoria será prejudicada em todas as negociações que existirem na Polícia Militar.

O governo apresentou de inicio um índice de 21,72% para o soldado, de 22,29 para o cabo e de 24,02 para o sargento.

Se não definirmos um índice justo para todas as graduações e postos, em todos reajustes salariais ocorrerá distorções nos índices.

Pensando nisso, as associações assegurou o valor de R$ 2.260,00 para o soldado, e definiu índices “justos” para as demais graduações e postos.

O grande problema não é o índice de 20% do soldado, e sim o valor de R$ 2.260,00 para esta graduação.

Mas a definição dos índices é bastante importante nas próximas negociações salariais, pois quando o governo apresentasse um aumento salarial (subsídio) de 20% por exemplo, todas as graduações e postos receberiam 20% em cima do seu subsídio.

Se não ocorrer uma definição dos índices, nas próximas negociações acontecerá o mesmo que está acontecendo neste momento. E continuará existindo diferenças injustas entre as graduações.

Quando se busca corrigir um grande erro, alguém será prejudicado, e em relação aos índices independentemente de valores, infelizmente este prejudicado será o soldado.

Mas pensem na grande conquista que terá a categoria...

A conquista dos índices seria notada quando conquistássemos o Plano de Carreira para os praças, pois saberíamos que o soldado com tantos anos seria promovido a cabo, o cabo a sargento, e assim por diante. Desta forma, a cada tempo de serviço saberíamos que seriamos promovidos e sofreríamos consideravelmente um aumento salarial.

Pois o que adianta ser promovido a cabo e continuar recebendo o mesmo subsídio de quando éramos soldados.

Mas caso não haja consenso nos índices devemos decidir urgentemente pelo
subsídio!

Fonte: Cb Heronides

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ASSOCIAÇÕES NÃO ACEITAM PROPOSTA DO GOVERNO E IMPASSE CONTINUA


No início da tarde desta sexta-feira (21) ocorreu mais uma reunião com representantes do Governo do Estado e da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar sobre a proposta da implantação do subsídio dos militares estaduais.

O Governo do Estado manteve os mesmos valores apresentados anteriormente para os Soldados PM/BM e Coronéis PM/BM de R$ 2.261,00 e de R$ 10.407,31, respectivamente, alterando apenas os valores para os Cabos PM/BM e 3º Sargentos PM/BM.

Contudo, a proposta não agradou as associações que apresentaram uma nova proposta, estipulando os índices com referência o subsídio do Coronel PM/BM. Pela nova proposta das associações, o Soldado PM/BM passaria a receber R$ 2.260,00 (20%) e o Coronel receberia R$ 11,3 mil, com implantação para junho de 2012. As demais graduações e postos obedeceriam o escalonamento dos índices.

Outra reivindicação das associações foi o encaminhamento para a Assembléia Legislativa da Lei de Promoções de Praças e Oficiais, além do Código de Ética já para o ano de 2012.

A nova proposta das associações será avaliada pela equipe técnica do Governo para que seja dada uma resposta aos policiais e bombeiros militares na próxima quarta-feira (26).

Sd Glaucia

GOVERNO PROPÕE DIMINUIR SALÁRIO DE POLICIAIS MILITARES


Entidades representativas dos policiais e bombeiros militares e equipe do governo estadual se reuniram mais uma vez ontem, na Consultoria Geral do Estado, para tratar sobre a criação do subsídio proposto pela categoria. O governo apresentou uma proposta, que transforma a remuneração dos policiais em subsídio, mas com um valor menor do que é recebido atualmente pela categoria. O que gerou muita revolta nos policiais e bombeiros que estavam em mobilização em frente à CGE.
A sugestão do governo, além de ser menor que a apresentada na última reunião, propõe que o salário dos policiais e bombeiros militares seja transformado em subsídio a partir de fevereiro de 2012 com o valor de R$ 1.818,00, valor este inferior ao recebido pela categoria atualmente que é de R$ 1.822.
“A categoria, é claro, não aceitou a proposta. É um absurdo, pois apenas com a previsão do reajuste do salário mínimo para o próximo ano, receberemos mais do que o proposto pelo governo. Nos reunimos ainda durante a reunião e apresentamos uma contraproposta com a implantação do subsídio em fevereiro de 2012 com o valor de R$ 2.200 e reajuste para R$ 2.800 em julho de 2012”, afirma o presidente da ACS PM/RN, Cabo Jeoás.
A proposta será analisada pelo governo que dará uma resposta amanhã, em nova reunião na Consultoria Geral do Estado, às 9h. A categoria se concentrará novamente, em assembleia geral, em frente à CGE. “Amanhã também será deflagrado os movimentos Polícia Legal e Tolerância Zero”, disse o presidente da ACS.
Está prevista a vinda do deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados e relator da PEC 300.

PROPOSTAS DE SUBSÍDIO APRESENTADAS PELO GOVERNO E ASSOCIAÇÕES NA ÚLTIMA REUNIÃO


PROPOSTA DO GOVERNO


PROPOSTA DAS ASSOCIAÇÕES